Pesquisas Intenacionais

Social Policies and the Division of Paid and Unpaid Work between Men and Women (1995 – 2001)

Integra o steering committee da rede internacional Social Policies and the division of paid and unpaid work between men and women, rede de pesquisa que concebeu o questionário que foi aplicado num grande número de países da EU, em 1999.

European Social Survey (2002 - …)

Membro do Executive Committee da equipa Portuguesa do European Social Survey coordenada pelo Professor Jorge Vala e que resulta de um consórcio entre o ISCTE e o ICS-UL. Representa nesse consórcio o CIES/ISCTE. É também responsável perante a equipa internacional pela elaboração do Event Data para Portugal, no âmbito do mesmo projecto.

Visa providenciar uma análise sobre a evolução de tendências e transformações societais na Europa e permitir a monitorização do modo como interagem no tempo as instituições europeias em transformação e a mudança de atitudes, valores, crenças e comportamentos das populações. O projecto visa também aumentar qualitativamente os padrões a nível dos dados disponibilizados para investigação comparativa atitudinal e contribuir para informar quer o debate académico, quer a governação europeia.

Na Web:

http://www.europeansocialsurvey.org/ http://ess.cies.iscte.pt/

Time Use over the Life Course (2005 – 2006)

Responsável pela pesquisa Time Use over the Life Course no âmbito do projecto Monitoring of Quality of Life in Europe, investigação coordenada por Claire Wallace contratada pela European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions, no sentido de analisar em profundidade dados do European Quality of Life Survey.

Changing Relationships between Work, Care and Welfare in Europe (WORKCARE) (2006 – 2008)

Responsável por Portugal (Partner 8) no Projecto Changing relationships between work, care and welfare in Europe (WORKCARE), no âmbito do Framework Programm (FP6) promovido pela Comissão Europeia, que obteve uma classificação de 90% no âmbito de um júri internacional, com a Prof. Claire Wallace como investigadora responsável.

Workacare Synergies/Trabalhar e cuidar na Europa

Workcare Synergies é um projecto que tem como objectivo disseminar os resultados de projectos de pesquisa financiados no âmbito dos Programas Quadro da União Europeia sobre políticas promotoras de igualdade de género no âmbito do trabalho e dos cuidados familiares em contextos públicos e privados e pretende promover o debate a nível nacional em torno da articulação trabalho-família. Será dado maior enfoque aos serviços de apoio a crianças e as orientações trabalho-família na Europa e à igualdade de género no mercado de trabalho e as orientações trabalho-família na Europa.

Pesquisas Nacionais (desde 1999)

Homens e Mulheres entre Família e Trabalho (1997 – 1999)

Homens e Mulheres entre Família e Trabalho (1997 – 1999)

Toxicodependência nas Prisões: um Diagnóstico (2001 – 2002)

Responsável pela pesquisa Toxicodependência nas Prisões: um diagnóstico, financiada pelo Instituto Português da Droga e da Toxicodependência (IPDT) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do protocolo para a realização de projectos de investigação sobre toxicodependência.

Caracterização das condições e modos de consumo, tipo de substâncias consumidas, trajectórias e perfis dos reclusos consumidores de droga.

Contexto Conjugal e Divisão do Trabalho entre Mulheres e Homens (2002 – 2004)

Responsável pela pesquisa Contexto Conjugal e Divisão do Trabalho entre Mulheres e Homens, projecto classificado com Muito Bom, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de concurso público, no âmbito do POCTI.

Aprofundamento dos factores que contribuem para a divisão desigual do trabalho pago e não pago entre homens e mulheres na sociedade portuguesa.

Toxicodependentes: Trajectórias, Perfis Psicosociológicos, Padrões Familiares e Processos Mentais (2003 – 2005)

Responsável pela pesquisa Toxicodependentes: trajectórias, perfis psico-sociológicos, padrões familiares e processos mentais, projecto classificado com Muito Bom, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de concurso público de âmbito internacional, ao abrigo do POCTI.

Os objectivos centrais da pesquisa são: compreender o que leva a maioria dos jovens nas sociedades contemporâneas a experimentarem drogas sem nunca se tornarem dependentes; porque razão é que outros experimentam esse tipo de substâncias e se tornam apenas consumidores regulares de determinadas drogas e porque razão outros ainda passam da experimentação à toxicodependência conduzindo até, nalguns casos, a modos de vida baseados nas delinquências.

À Procura de Novos Pais. Representações e Práticas (2004 – 2005)

Responsável pela pesquisa À procura dos Novos Pais. Representações e Práticas sobre a paternidade projecto classificado com Muito Bom, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de concurso público, no âmbito do POCTI.

O estudo do papel do homem na prossecução dos objectivos da igualdade assume uma expressão central neste projecto. Esta pesquisa pretende entender a temática da construção da paternidade segundo a diversidade social e cultural dos jovens pais, para perceber, identificar, e se possível explicar, a ocorrência de diferentes e ou novas atitudes perante a paternidade.

Trabalho, Família, Igualdade de Género e Políticas Sociais: Transformações Europeias numa Perspectiva Comparada (2005 – 2008)

Responsável pelo projecto Trabalho, Família Igualdade de Género e Politicas Sociais: transformações europeias numa perspectiva comparada, projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e classificado com Excelente, através de concurso público de âmbito internacional, ao abrigo do POCTI.

O projecto de investigação proposto enquadra-se numa pesquisa a nível europeu intitulada The changing relationship between work, welfare and gender equality in Europe: Developing a capabilities approach to transition using quantitative and qualitarice crosss-national comparison between and within European countries e conta com a participação de 26 países do Norte, Centro, Sul e Leste europeu. O principal objectivo desta pesquisa é compreender e explicar a relação entre trabalho, cuidados com a família (care) e bem-estar e igualdade de género.

Estudo de Diagnóstico e Avaliação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (2007 – 2008)

Responsável pelo Estudo de Diagnóstico e Avaliação das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, financiado pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social.

Na Web:
http://www.cnpcjr.pt/relatorio_iscte.asp

Drogas e Prisões em Portugal II (2007 – 2008)

Responsável pelo projecto Drogas e Prisões em Portugal II, financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência.

Drogas e Prisões II trata-se de um estudo que pretende replicar a investigação realizada em 2001, e tem como objectivo principal conhecer as transformações operadas desde então no meio prisional português. Assim, ambiciona-se com este estudo obter dados quantitativos precisos sobre a caracterização da população prisional portuguesa, quer a nível da etologia dos crimes, quer da real extensão da problemática das drogas nas prisões, bem como dados sobre a saúde dos reclusos. E ainda, identificar diferentes perfis de reclusos e ainda perceber as principais inquietações tanto de directores como de reclusos sobre a vida nos estabelecimentos prisionais.